segunda-feira, 7 de maio de 2012

Quanto custa uma jornada pedagógica?


Finalmente a Prefeitura Municipal de Camacã divulgou quanto gastou para realizar a Jornada Pedagógica 2012. A conta foi divulgada no Diário Oficial Eletrônico do dia 03 de maio. 
Claro que a iniciativa foi das melhores. Claro que muita gente se empenhou em organizar e executar toda programação prevista para aquele dia 7 de fevereiro. Mas, para justificar todos os gastos e toda promoção daquele evento em carros de som, no site oficial da Prefeitura Municipal de Camacã e num blog que recebe para divulgar o que já foi divulgado no site oficial da Prefeitura Municipal de Camacã, é preciso muito mais. É preciso um programa que desenvolva ações ao longo de todo o ano.
O erro repetido ano após ano, ao longo de vários governos, está no fato de iniciarmos o ano letivo como se tudo estivesse às mil maravilhas. Nada de discutirmos temas como reprovação e evasão escolar, avaliação da aprendizagem, segurança nas escolas, melhorias das condições de trabalho, plano de recuperação e modernização das escolas, carreira do professor etc. Nada disso. 
Como sempre, abordamos mais um tema do tipo arroz doce. Durante um dia inteirinho a preocupação foi "promover a saúde do professor, que no cotidiano da sala de aula enfrenta dificuldades que desencadeiam stress e doenças físicas".
Ora, o que nos causa stress e doenças físicas são os elevados índices de reprovação e evasão escolar do nosso município. E o que dizer da falta de segurança nas nossas escolas? Será que nossas condições de trabalho são as ideais? Será que o fato de não termos uma escola modelo no nosso município não nos causa stress? Imaginar que nossos salários não seriam reajustados em 2012 não nos causou nenhum tipo de doença? 
Não contamos com um plano de saúde, não tomamos vacinas contra a gripe ou contra a meningite, por exemplo, não contamos com acompanhmento psicológico, professor não tem prioridade de atendimento em hospitais e postos de saúde do município, não há um programa de saúde voltado para tratar o stress e, tão pouco, as doenças físicas que os professores desenvolvem ao longo de 25, 30 anos de trabalho.
É preciso que as jornadas pedagógicas sirvam para dar uma ideia ampla da situação da Educação no nosso município, do planejamento do ano letivo, dos principais problemas a serem enfrentados, das metas, do orçamento, dos avanços e dos retrocessos. Por que nunca aproveitam a presença de mais de 300 professores para discutir a fundo os grandes problemas que emperram o desenvolvimento da Educação no nosso município?
Jornada pedagógica é momento de discussão, reflexão, ação e nova discussão. Não adianta promover um dia maravilhoso e depois mergulharmos em greves e paralizações, informações distorcidas, falta de investimentos e insegurança. Tudo isso estressa mais e adoece mais os professores do que sua própria rotina de trabalho.
Finalmente, veja o quanto a jornada pedagógica 2012 valeu a pena.





APLB-SINDICATO
DELEGACIA SINDICAL
                                                            CACAU SUL


2 comentários:

  1. queremos saber se esta zezé a que trabalha no collégio municipal e que enclusive não apoio a greve agora nos sabemos o porque que ela se calou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo da postagem não é colocar em cheque os contratos, mas, questionar se vale a pena gastar tanto dinheiro num único dia e, depois, ignorar todos os problemas que cercam a rotina dos professores do nosso município. Proporcionar café da manhã, lanche, dança, aferição de pressão, teste de Glicemia, cuidados com o corpo e com a alma para, logo depois, tratá-los com absoluto desprezo. Para tirar cinco pedaços dos nossos salários, cinco pedaços da nossa autoestima.

      Excluir