terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ser professor

No dia do professor, nossa homenagem para quem trabalha para construir um mundo melhor!

Ser professor


É estar entre a frustração de escutar um estudante dizer que não aprendeu o que você se esforçou a ensinar, e o contentamento de perceber que tantos outros avançaram nas aprendizagens esperadas.
É estar entre a tristeza pela avaliação negativa que alguns pais fazem do seu trabalho, e a alegria de constatar a postura positiva daqueles que reconhecem o seu esforço.
É estar entre o desgaste sofrido para dar conta de frequentar as formações necessárias ao exercício da docência, e a satisfação em ver aumentar o conhecimento e a valorização financeira, mesmo esta vindo à custa de muita luta.
É estar entre a vontade e a possibilidade de fazer uma educação de qualidade para a classe social servida pela escola pública, e a realidade concreta das instituições, que quase sempre não dispõem das condições necessárias para que esse objetivo seja alcançado.
É estar entre a indignação de ver muitos governantes se utilizarem dos recursos da educação para atender interesses pessoais, e a luta cotidiana, na escola e no sindicato, para fazer estes recursos atingirem os fins adequados.
É estar entre o pessimismo pelo desrespeito e violência testemunhada e vivida no ambiente escolar, e a esperança de um dia poder ver o fruto do seu trabalho materializado em comportamentos éticos e cidadãos de mulheres e homens de bem.
É, enfim, tendo a opção de cruzar os braços diante do que vem acontecendo na escola e na sociedade, escolher lutar para que transformações aconteçam, e, assim, se portar como atores e autores de histórias onde a dignidade humana possa ser vivida em sua plenitude.

Professor Manoel Gonçalves dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário