terça-feira, 27 de novembro de 2012

Encontro Regional dos funcionários, em Natal, coloca em pauta desafios a serem enfrentados

O ENCONTRO DO "DEFE" EM NATAL FOI UM SUCESSO

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o 4º Encontro Regional do Nordeste de Funcionários da Educação que trabalham em escolas em Natal, no Rio Grande do Norte. Participaram do eventos os diretores Nivaldino Felix e Edimilson de Almeida, do DEFE-Bahia.

O representante do Ministério da Educação, Sr. Fernando, fez diversas abordagens a respeito das mudanças que estão sendo feitas no curso do Profuncionário pela Secretaria Educação Profissional e Tecnologia – SETEC.

“O que evidenciamos nessas informações, é que a partir das novas regras a Pronatec é quem vai centralizar todas as decisões, quando antes o planejamento do programa nos Estados e municípios era feito através de uma comissão formada por representantes de segmentos da sociedade como: Ministério Público, Conselho Estadual de Educação UDIME, CONSED e a APLB- Sindicato, afirma Nivaldino Felix.

Além da APLB, participaram representantes dos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari.

Daí esta transferência de responsabilidade em relação ao Profuncionário fez com que o curso parasse em todo o Brasil. Continuou apenas naqueles Estados onde o curso assumisse uma fisionomia própria como é o caso do Estado do Paraná, no qual o próprio governo assumiu a responsabilidade de implementá-lo.

Todos os Estados presentes ao encontro em Natal se queixaram da falta de diálogo entre os representantes do MEC, e as entidades afiliadas da CNTE, nesse sentido apresentaram diversas propostas:

Unificação dos funcionários;

Combater Terceirização nas escolas;

Incentivar preenchimentos de vagas no Profuncionário;

Mobilização nacional para garantir as leis sobre o Profuncionário;

Incentivar lutas para que os Estados tomem conhecimento do Profuncionário;

Concurso Público.

Nivaldino Felix
Diretor de Imprensa da APLB-Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário