segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Jornada Pedagógica

Teve início hoje (18) e continua amanhã terça-feira (19) a Jornada Pedagógica do município de Camacã, com o tema “Construindo um Sistema Municipal de Ensino Articulado”.

A jornada marcada para iniciar às 18:30, já institucionando o atraso, pois no folder estava previsto para às 19:00 horas, apesar disso o encerramento foi no horário previsto. O horário da jornada à noite foi interessante por causa da presença de muitas autoridades como a Vereadora professora Conceição e demais vereadores.

A mesa foi composta pela prefeita Ângela Castro, professora Day, presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Márcio Aranha, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Tânia, Diretora do Colégio Municipal de Camacã, Professora Ilce Tourinho, Secretária de Educação, Agnevan do Nascimento, Diretor da APLB Sindicato, Delegacia Cacau Sul e Arildo de Florentino, Vice-prefeito.

Professora Ilce destacou os programas do Governo Federal implantados em Camacã, parabenizou a equipe e homenageou os professora com uma longa e calorosa salva de palmas, fez um convite para uma escola mais eficaz e eficiente para construção de uma “feliz cidade”. O Professor Antônio Márcio propôs um ano diferente de 2012, que 2013 seja um ano de “cumprimento das promessas” para chegar ao fim do ano comemorando.

A professora Day fez referência a um trabalho valoroso do professor, a uma cidade melhor e mais saudável e salientou que as questões que envolva matérias sobre educação terão prioridade na Câmara de Vereadores.

A professora Tânia Maria ressaltou que 2013 é um ano da diferença para uma valorização do trabalho do professor e de todos os processos educacionais.

O vice-prefeito Arildo, lembrou do tempo que professora Day e algumas outras foram estagiárias, disse também que cada professor é uma luz acessa para os seus alunos.

O diretor da APLB, ressaltou a alegria de rever os companheiros de trabalho e de luta, falou do comprimisso do professor para com as crianças e da grande responsabilidade com a educação pública de qualidade em Camacã, parabenizando a gestão por construir um sistema articulado de ensino para que o IDEB seja referência nacional, desejando que os jovens possam construir uma sociedade mais justa, um compromisso com a transformação de pessoas e as pessoas que mudam o mundo. Sendo aplaudido pelos professores ao salientar a obrigação por uma educação realmente de qualidade.

Na sua fala, a prefeita Ângela Castro, mostrou a sua preocupação em não poder realizar os sonhos, nas sim o que pode ser feito, mas isso qualquer um faz, o que conta mesmo para o município, é buscar o impossível, o possível, é fácil, é ir a além que é mostrar a capacidade de tornar o que se busca na qualidade de ensino e de verdade ter uma “feliz cidade”.

O Coral da Primeira Igreja Batista de Camacã, deu um show com música, dança, teatro em seguida a professora Raphaelle Marinho mostrou os resultados dos alunos de primeiro e segundo ano do ensino fundamental como introdução ao Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa que vai até os oito anos de idade tem o objetivo além de alfabetizar, letrar e proporcionar uma alfabetização em matemática, reduzindo a distorção idade série e melhorando os problemas das séries seguintes pois todos certamente sairão lendo para o quarto ano.

O IDEB de 2013 nas séries iniciais já deve ser melhor, em 2014 deve ser bem expressivo, quando o resultado deste trabalho vai ser mais evidente, já nos anos finais esse resultado ainda deve demorar um pouco a chegar, mas com certeza virá.

A Jornada Pedagógica continuará amanhã dia 19 com programação pedagógica intensa e neste momento parabinar o SECOPE por este grande evento que une todos os professores da rede pública municipal.

Um comentário:

  1. Mesmo diante do visível, faz-se necessário acreditar que teremos dias melhores na nossa educação, mas para isso é preciso cumprir com nossa famosíssima frase - Vamos à luta companheiros. Porque o pouco que alcançamos ate agora foi lutando.

    ResponderExcluir