sábado, 4 de maio de 2013

Rede Estadual: Governo e servidores estaduais chegam ao entendimento. Diretora Marilene Betros fala sobre o acordo

Martelo é batido entre servidores e governo; Reajuste de 5,84% será de julho a dezembro

Martelo é batido entre servidores e governo; Reajuste de 5,84% será de julho a dezembroFoto: Secom/BA
 
Os representantes dos sindicatos dos servidores públicos estaduais e o governo da Bahia chegaram a um denominador comum e bateram o martelo sobre o reajuste salarial da categoria para este ano. A confirmação é da assessoria da administração estadual, em nota enviada à imprensa na noite desta sexta-feira (3). “Os servidores terão o reajuste dividido em duas parcelas, sendo 2% até junho, retroagindo a janeiro, e de julho a dezembro, o reajuste será de 5,84%, garantindo, assim, a reposição da inflação de 2012. O acordo foi fechado com 18 das 19 entidades que representam os servidores estaduais da Bahia”, informou.
Para o governador Jaques Wagner (PT), que participou do encontro desta sexta com os sindicalistas, “a maturidade e o espírito democrático de ambas as partes possibilitaram o entendimento, levando a uma negociação rápida e eficiente”. “Os representantes dos servidores, apesar de ter uma expectativa de aumento salarial sempre maior, entenderam as razões do governo, a exemplo das dificuldades orçamentárias que impedem a concessão de um reajuste mais elevado. (…) Houve maturidade para entender que nem sempre o céu é o limite e, além disso, salário se discute todo ano”, disse o líder baiano.
“O governo demonstrou ter a vontade de negociar e uma das coisas mais importantes foi restabelecer a mesa central de negociação permanente. A manutenção dessa mesa ficou garantida. O outro ponto é que as mesas setoriais serão reforçadas com a o cumprimento dos acordos. A ideia é que as categorias que não tiveram os seus acordos firmados serão trabalhados para que sejam cumpridos”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias, a diretora do Jurídico e vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros.

Notícias anteriores

A APLB-Sindicato tem participado ativamente com o conjunto dos servidores públicos na luta contra o reajuste dos 2,5%. A diretoria da entidade participou da plenária realizada na quinta-feira (2) na Associação dos Servidores e do processo de negociação.

Durante a reunião foi apresentado como princípio para o governo que a categoria não abrirá mão da data-base em janeiro e da reposição da inflação do período. As negociações estão fluindo e nesta sexta-feira (3), uma nova plenária com o conjunto dos servidores estaduais está prevista para acontecer na Associação dos Servidores, na Rua Carlos Gomes, centro de Salvador.

Princípios defendidos na negociação:

1 – Respeito à data-base em janeiro – retroatividade;

2 – Reposição inflacionária de 5,84%;

3 – Cumprimento dos acordos setoriais de cada categoria;

4 – Correto funcionamento do Sistema Estadual de Negociação Permanente (SENP);

5 – Antecipação das discussões sobre o reajuste de 2014;

6 – Garantir o salário mínimo para quem recebe o Piso;

Notícias anteriores: 

A APLB-Sindicato demonstra sua indignação ante a proposta do governo de “reajuste salarial” de 2,5%. O clima que havia entre os sindicatos dos servidores estaduais e o governo era de inteira confiança nas mesas de negociações e que a reposição da inflação do ano passado (5,84%) seria o mínimo a ser negociado, jamais índice abaixo disso. A diretoria da entidade e integrantes da base foram à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e pressionaram os deputados a não votarem o tal projeto até que o governo reveja seus parâmetros. Nesta quarta-feira, 1º de maio, a APLB-Sindicato estará a partir de 15 de horas, nas manifestações do Dia do Trabalhador na Praça Nelson Mandela, Plano Inclinado da Liberdade.

Nesta quinta, 2 de maio, os professores e as demais categorias que compõem o conjunto dos servidores estaduais farão uma plenária às 9h, na Associação dos Servidores,  localizada na Rua Carlos Gomes, Centro de Salvador, e entregarão a proposta (que for tirada da plenária) a representantes do governo, às 16h, na Governadoria, no CAB.

WC - AL-BA - 30-04-2013 (1)  WC - AL-BA - 30-04-2013 (2)WC - AL-BA - 30-04-2013 (3)  WC - AL-BA - 30-04-2013 (4)WC - AL-BA - 30-04-2013 (6)  WC - AL-BA - 30-04-2013 (7)WC - AL-BA - 30-04-2013 (8)  WC - AL-BA - 30-04-2013 (9)WC - AL-BA - 30-04-2013 (10)

DSC_2851

Nenhum comentário:

Postar um comentário